Melhores jogos de 2012

Por Murilo Vicentini

Estrelas de Hollywood, grandes equipes de produção, números musicais e entregas de estatuetas aos vencedores. Oscar? Não, mas é quase isso.

A cerimônia do 2012 Video Game Awards, na Califórnia, reuniu, em 7 de dezembro, nomes como Samuel L. Jackson, Jéssica Alba, Snoopy Lion e a banda Link Park. Mas as verdadeiras estrelas da noite não eram de carne e osso, mas sim digitais, como Clap Trap, de Boderlands 2, ou o Comandante Shepard, de Mass Effect 3.

Perdeu a premiação? Não se desespere. Confira a lista dos vencedores das principais categorias e saiba o que jogar em 2013.

  • Jogo do ano

    Sem demora, vamos direto ao grande vencedor da noite. No páreo estavam Assassins Creed III, Dishonored, Journey e Mass Effect 3. Seguindo a tradição da franquia, que quebra recordes de audiência na TV, The Walking Dead: The Game é o jogo do ano. Dividido em 5 episódios, tem um enredo envolvente, além de tiroteios e lutas.

  • Melhor jogo de tiro

    Não deu para Call of Duty: Black Ops II. Quem levou o melhor jogo de tiro de 2012 foi Boderlands 2. A variedade de personagens, somada ao bom sistema de cooperação, fizeram do game da Gearbox Software um título imperdível. Como prova, ainda recebeu o prêmio de personagem do ano, com Clap Trap, e de melhor jogo multiplayer.

  • Melhor jogo de ação/aventura

    Um dos favoritos, o Assassins Creed III passou em branco em 2012. Com boa liberdade de ação, o jogador de Dishonored comprovou que os jogos de primeira pessoa ainda podem inovar. Não deu outra, a estatueta ficou com o game da Arkane Studios.

  • Melhor RPG

    Para fechar com chave de ouro a trilogia, Mass Effect 3 terminou o ano como o melhor RPG de 2012. O clímax da saga espacial do comandante Shepard conseguiu superar o comentado lançamento de Diablo III.

  • Melhor jogo de esporte coletivo

    Em uma lista dominada pela EA Sports, com Fifa Soccer 13, Maden NFL 13 e NHL 13, foi o intruso da 2K Sports que levou o prêmio. Com boa jogabilidade e um belo visual, o NBA 2K13 traz todas as estrelas do basquete norte-americano para dentro da sua sala.

  • Melhor trilha sonora

    A escolha de uma boa trilha faz toda a diferença durante uma partida. Nesse aspecto, Journey não deixou a desejar e levou a estatueta. Esse não foi o único prêmio dado ao jogo. O game levou ainda o título de melhor jogo independente, melhor para download e melhor para PS3.

  • Melhor gráfico

    Também considerado o melhor jogo de Xbox 360, Halo 4 garantiu mais um prêmio graças aos belos gráficos. O game marca o começo de uma nova saga na série de ficção científica. Além de ótimas texturas, o jogo também conta com um bom enredo.

  • De olho em 2013

    Pronto, esses foram os jogos premiados do último ano. Agora fica uma pergunta: qual vai ser o melhor jogo de 2013? Antes mesmo de ser lançado, GTA V já lidera a lista dos mais esperados, superando títulos como Tomb Raider, BioShock Infinitive, South Park: The Stick of Truth e The Last of Us. Prepare o seu console, não faltam boas opções.

Confira tudo o que rolou no evento no site oficial do prêmio (em inglês).