Nossa História

Nasce um banco inovador

Uma história guiada pela determinação em oferecer serviços e produtos bancários a todos os cidadãos, em todo o território brasileiro

Agência de Marília, SP - 1943

Agência de Marília, SP - 1943

  • Fundado em Marília em 10 de março de 1943
  • Primeiro banco a colocar seus gerentes na área de atendimento ao público
  • Lança a primeira Conta Corrente Popular e Juvenil
  • Inicia a expansão para o sul do Brasil com 7 agências no Paraná

O Bradesco é fundado por Amador Aguiar, com uma visão inovadora: ser um banco democrático, presente em todo o País, a serviço de seu desenvolvimento econômico e social.

Para isso, atende aos imigrantes, lavradores e pequenos comerciantes, além do público tradicional das casas bancárias, formado por empresários e grandes proprietários de terras.

Os gerentes ensinam os clientes a preencher cheques e o banco é o primeiro do País a receber o pagamento de contas de energia elétrica da empresa Light.

Com o crescimento das operações, a Matriz é transferida para o centro da capital paulista.

Um banco que cresce no ritmo do Brasil

O Bradesco constrói sua sede em Osasco – São Paulo e, na mesma década, cria a Fundação Bradesco

Alunos Fundação Bradesco

Para Amador Aguiar, fundador do Bradesco, todos, sem exceção, deveriam ter acesso à educação gratuita de qualidade. Essa visão deu origem à Fundação São Paulo de Piratininga, que se tornaria a Fundação Bradesco

  • A Matriz do Bradesco é transferida para a Cidade de Deus, em 1957
  • No Paraná, muitas Agências Bradesco chegam antes da energia elétrica
  • Criada a Casa do Acionista para atendimento exclusivo a investidores
  • A Matriz e 5 agências são interligadas por código morse

Em apenas 8 anos, o Bradesco assume a liderança entre os bancos privados no Brasil, com seguidos recordes de depósitos.

Durante a década, constrói e inaugura a sua sede, em uma área de 215 mil m² chamada de “Cidade de Deus”, em referência à obra literária de Santo Agostinho.

Em 1955, o Bradesco importa as primeiras autenticadoras de caixa da Burroughs, que se tornam padrão de mercado nas 3 décadas posteriores.

No ano seguinte, cria a instituição que daria origem à Fundação Bradesco e que, nas últimas cinco décadas, formou milhares de alunos.

O primeiro computador

O Bradesco é uma das primeiras empresas do País a usar computadores para administrar seus negócios e um dos primeiros bancos da América do Sul a automatizar suas operações

Inauguração da Gastroclínica, atual Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos - 1969

Inauguração da Gastroclínica, atual Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos - 1969

  • Criado o Conselho Superior de Administração do Bradesco
  • As agências começam a receber Declarações de Imposto de Renda
  • O Bradesco lança o primeiro cartão de crédito do Brasil
  • Começa a microfilmagem de cheques, mais uma inovação do Bradesco

No início da década, quando poucas pessoas sabiam o que era informática, o Bradesco comprou um computador com alta tecnologia para a época, um IBM 1401, com 4 K de memória.

A inovação se estende a produtos e serviços de atendimento ao cliente, como os Caixas Executivos – que facilitam pagamentos e recebimentos. Até o final da década, a grande maioria das Agências está interligada por Telex, formando a maior rede privada da época.

Uma década de expansão

O Bradesco amplia a sua presença, inaugura a Agência de número 1000 e chega ao final da década com mais de 1 milhão de acionistas e 9 novas escolas da Fundação Bradesco

Agências se modernizaram com a central da Rede EDX e teleimpressoras Olivetti

Com a rede EDX de Telex, o Bradesco melhora a comunicação com a rede de agências e começa a transmitir informações para clientes corporativos

  • O Bradesco passa a distribuir dividendos mensais a seus acionistas
  • Primeira transação instantânea do Brasil em São Paulo e via satélite, em Roraima
  • Lançado o débito automático de contas de água, luz e telefone para empresas
  • Todas as agências do banco são interligadas por uma rede de telefonia particular

Pela primeira vez, os brasileiros podem retirar dinheiro a qualquer hora do dia ou da noite, com o SOS Bradesco.

Para as empresas, o banco lança o cheque salário e a cobrança eletrônica, que creditam diariamente, em conta, os pagamentos feitos em qualquer agência da rede.

Nesta década, o Bradesco estabelece acordos com os bancos The Sanwa Bank Limited, do Japão; Deutsche Bank A.G., da Alemanha; Société Générale, da França; Amsterdam-Rotterdam Bank N.V., da Holanda; Creditanstalt-Bankverein, da Áustria, e incorpora 17 bancos no Brasil.

Em 1979, implanta o primeiro Sistema de Ações Escriturais com registro eletrônico, substituindo as cautelas, e converte suas ações nominativas em escriturais.

Pioneirismo e liderança em tecnologia e atendimento ao cliente

O Bradesco inicia uma revolução tecnológica no mercado financeiro do Brasil, com operações instantâneas, a primeira rede privada de comunicação de dados via satélite, o primeiro home banking e o Alô Bradesco – um serviço inédito de Atendimento ao Consumidor

Cartão Bradesco Instantâneo

Em 1981, é lançado o Sistema Bradesco Instantâneo, que usa cartões magnéticos para realizar operações bancárias on-line

  • O Bradesco inova com o primeiro home banking do Brasil, ainda em videotexto
  • Inauguração do Museu Histórico Bradesco, na Cidade de Deus
  • Primeiro serviço telefônico automático de saldo, que originou o Fone Fácil Bradesco
  • Lançado o primeiro Cartão Instantâneo de Benefícios do INSS

Em 1981, Lázaro de Mello Brandão assume a Presidência da Diretoria Executiva. Amador Aguiar permanece como presidente do Conselho Superior de Administração.

O Bradesco cria o atendimento especializado para pessoa física e jurídica. Entra no mercado de Previdência Privada, de Títulos de Capitalização e Saúde. A Bradesco Seguros conquista a liderança sul-americana do mercado segurador.

O banco cria suas primeiras representações internacionais com Agências em Nova Iorque e Grand Cayman (Caribe) e um escritório em Londres, Inglaterra.

Nesta década, o banco adquire os maiores computadores do mundo, lança o primeiro cartão magnético do País, implanta o conceito de operações em tempo real e o primeiro banco automático – o Bradesco Instantâneo Dia e Noite, no aeroporto de Congonhas.

Bradesco é o primeiro na internet

O banco começa a utilizar fibra ótica, laser e implanta a primeira rede de alta velocidade de longa distância do País – integrando voz, dados e imagens. Todas as Agências e Máquinas de Autoatendimento são interligadas on-line, em tempo real. O Bradesco estava pronto para inaugurar a internet comercial no Brasil

Nova marca, nova evolução

Os traços da nova marca corporativa da Organização formam o tronco e a copa de uma árvore, símbolo de vida, crescimento, abrigo e suporte – traduzindo a parceria histórica entre o Bradesco e seus públicos

  • Serviço pioneiro de autoatendimento para retirada de talão de cheques
  • 1º Internet Banking do Brasil e 5º do mundo
  • Lançamento de programa inédito de acesso à internet para pessoas com deficiência visual

Em 1990, Lázaro de Mello Brandão é indicado para a Presidência do Conselho Superior de Administração.

O Bradesco tem uma década movimentada. Emite os primeiros cartões nacionais e internacionais da bandeira Visa. Oferece acesso à imagem de cheques via internet e lança a primeira poupança com várias datas de aniversário.

O banco fica entre os 3 finalistas do mais importante prêmio de soluções de TI para o bem da humanidade pelo acesso à internet para pessoas com deficiência visual e torna-se o único case da America Latina citado no livro de Bill Gates, “A Empresa na Velocidade do Pensamento”.

Margaret Thatcher, Ex-Primeira Ministra do Reino Unido, visita a Fundação Bradesco.

Em 1999, Márcio Artur Laurelli Cypriano é indicado para o cargo de Diretor-Presidente do Bradesco.

Sustentabilidade

Nessa década, o Bradesco segmenta o atendimento e consolida suas ações socioambientais

Banco Postal

De 2001 a 2011, o Bradesco e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foram parceiros nas operações do Banco Postal, acelerando o processo de inclusão bancária no País

  • Com a inauguração da 39ª escola em Roraima, a Fundação Bradesco chega a todos os Estados do País
  • O Bradesco adere aos Princípios do Equador e ao Pacto Global
  • Lançado o Banco do Planeta, conceito que define um novo posicionamento para as ações socioambientais da Organização
  • Inaugurado o prédio do novo Centro de Tecnologia da Informação do banco. Localizado na Matriz, Cidade de Deus, em Osasco, possui cerca de 10 mil m2 de área construída
  • Luiz Carlos Trabuco Cappi é indicado pelo Conselho Superior de Administração para suceder Márcio Artur Laurelli Cypriano na Presidência da Diretoria Executiva do Bradesco

Em 2001, o Bradesco estreia suas ações no pregão da Bolsa de Nova York (NYSE). Assim, seus papéis passam a ser negociados em 3 moedas: real, euro e dólar.

Durante a década, o Bradesco implanta a segmentação no atendimento aos seus clientes pessoa física e jurídica. As ações do banco passam a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, da Bovespa, e o Índice Down Jones de Sustentabilidade.

Em 2003, o início de uma nova tradição, com a primeira edição do Dia Nacional de Ação Voluntária.

Bradesco e Fundação Bradesco lançam o projeto Educa+Ação, em 2006, para integrar a iniciativa privada e o setor público municipal, no mesmo ano em que a Fundação Bradesco completa 50 anos de existência.

Em parceria com o Governo do Amazonas, o Bradesco torna-se cofundador da Fundação Amazonas Sustentável – FAS, entidade sem fins lucrativos criada para preservar a Floresta Amazônica e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

Presença em todo o Brasil

Progresso constante para atender com excelência

Mais de 940 tipos de serviços on-line

Primeira empresa do país a entrar na internet, o Bradesco comemora o pioneirismo oferecendo a seus clientes mais de 940 tipos de serviços on-line e lançando aplicativos para diversos tipos de aparelhos móveis

  • Agência fluvial do Bradesco é destaque na primeira página no jornal norte-americano The Wall Street Journal
  • Divulgada parceria entre Bradesco, Banco do Brasil e Caixa para o lançamento da bandeira Elo
  • Adotado dispositivo de biometria (Palm Secure) para abertura de contas nas agências
  • Inauguradas mais de mil agências em 2011
  • Anunciado o patrocínio oficial do Bradesco – como banco e seguradora – aos Jogos Olímpicos Rio 2016

Em 2010, o Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco Esportes e Educação é inaugurado para meninas de 8 a 18 anos praticarem vôlei e basquete. O moderno complexo recebeu o selo verde, concedido a construções civis sustentáveis pela ONG U.S. Green Building Council. O programa esportivo recebeu o troféu Mulher e Esporte 2012 (Women and Sport Trophy 2012) do COI – Comitê Olímpico Internacional – nos EUA.

Com mais de 44 mil pontos de atendimento, 55 milhões de clientes, sendo 24 milhões de correntistas, o Bradesco é apontado como a 6ª marca mais valiosa de banco do mundo em 2011, em levantamento feito pela consultoria Brand Finance em parceria com a revista inglesa The Banker.

Em 2013, o banco completa 70 anos. Destacado pela inovação constante, desenvolvimento tecnológico e preocupação socioambiental, caminha e cresce com o Brasil e com você. Estamos prontos para continuar presentes com a maior rede de atendimento do País e profissionais qualificados para apoiá-lo em suas decisões financeiras, oferecendo produtos e serviços para atendê-lo com a qualidade e atenção que você merece.

Simbologia da marca Bradesco

Amador Aguiar

Museu Histórico